Na mais recente edição do Festival da Sardinha, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão voltou a assegurar a gestão dos resíduos orgânicos e recicláveis produzidos, reforçando o carácter sustentável do evento. No total foram encaminhados para valorização 9.276 kg de materiais: 7.608 kg de orgânicos, 660 kg de embalagens de plástico e metal, 695 kg de papel/cartão e 313 kg de vidro.
A elevada quantidade de comida recolhida foi encaminhada para a Central de Valorização Orgânica da ALGAR, onde é transformada em fertilizante 100% natural, assim como os restantes resíduos recicláveis seguiram para essa empresa, que é responsável pela triagem e tratamento desses fluxos.
A aposta da empresa municipal na recolha seletiva de resíduos orgânicos tem vindo a crescer, permitindo aos clientes levantar gratuitamente, no próprio evento, o balde castanho de 7 litros para separar os restos alimentares.
Apesar dos resultados positivos, foram ainda recolhidos e enviados para aterro 13.089 kg de resíduos indiferenciados, o que evidencia a necessidade contínua de sensibilizar o público e os intervenientes para a redução e correta separação de resíduos.









































