O ENEG 2025, evento bianual organizado pela APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), regressa a 18 de novembro ao Europarque, em Santa Maria da Feira, trazendo para a discussão os temas atuais e futuros que influenciam o setor da água.
O dia arranca com “Os legados da água: história, cultura e valores”, cujos oradores serão João Paiva, Professor Universitário; José Amado Mendes, Professor Universitário; Khalid Jamal, Empresário; e Miriam Assor, Jornalista e Escritora.
Depois será debatido “O poder das comunidades para um futuro resiliente”, com a participação de Fernando Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Alto Minho; Ingride Pereira, Jurista da DECO; Jorge Almeida, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; e Leonor Freitas, CEO da Casa Ermelinda Freitas.
As mesas-redondas continuam no dia seguinte, 19 de novembro, começando a manhã a debater “Construir pontos para o futuro climático: parcerias, governança e nexus água-território”. Nesta discussão participará Catarina Freitas, Diretora Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Muncipal de Lisboa; Carlos Ribeiro, Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem e Membro da Direção da Unidade de Missão da Capital Verde Europeia 2026; Carlos Vieira, Diretor Delegado dos SMAS de Sintra; e Rodrigo Proença de Oliveira, Professor no Instituto Superior Técnico.
A manhã continua com a mesa-redonda “A revolução da digitalização: desafios e oportunidades na exploração e gestão do setor da água”, com a participação de António Cruz, Diretor de Sistemas de Informação da Águas de Portugal; Eduardo Barbot, COO do Grupo Indaqua; Pedro Pinto, Administrador do Pplware.com; e Rafael Aranha, Diretor de Sistemas de Informação da REN.
O dia termina com o debate “A nova DARU, desafios e oportunidades do setor”, onde falará Ana Margarida Luís, Vogal do Conselho de Administração da Águas de Portugal; Carlos Rodrigues, CCO da Aquapor; Maria Helena Nadais, Presidente da Comissão Científica do ENEG 2025; Maria João Rosa, Investigadora Coordenadora do LNEC; e Miguel Ginestal, Diretor-Geral da APIFARMA.
O ENEG segue com uma discussão envolta no PENSAARP 2030, na estratégia “Água que Une” e no futuro da política pública. Aqui falarão António Cunha, CEO da Aquapor; Diogo Faria de Oliveira, Administrador da DFO e Presidente do Conselho Consultivo da ERSAR; Joaquim Baptista, Presidente do Conselho de Administração da Águas da Região de Aveiro; e Pedro Perdigão, CEO do Grupo Indaqua.
As mesas-redondas encerram com o tema “Voz à próxima geração na governança da água”, onde serão ouvidas as perspetivas de Carolina Guilherme, Águas de Coimbra; Elton Alves, Universidade de Aveiro; Francisco Taveira Pinto, Universidade do Porto; e Maria Anjos Ferreira, Universidade do Minho.
A Ambiente Magazine é media partner deste evento.
Leia mais aqui:
ENEG 2025: Grande debate reúne especialistas no tema “Água e Governança”








































