A Epson Europe divulgou o seu Relatório ESG/Sustentabilidade FY24/25, destacando marcos significativos na sua jornada de sustentabilidade, incluindo a validação externa do seu caminho de descarbonização, ressaltando o sério compromisso da empresa em alcançar a emissão líquida zero até 2050.
A Epson alcançou ainda o status EcoVadis Platinum e foi nomeada líder em sustentabilidade no Panorama de Fornecedores de Sustentabilidade 2024 da Quocirca.
Boris Manev, Diretor de RSC da Epson Europe, afirma que “a sustentabilidade não é simplesmente um objetivo, é uma jornada contínua que exige inovação, visão estratégica e colaboração em toda a cadeia de valor. A Epson está empenhada em redefinir o que são a tecnologia e a logística responsáveis num mundo em rápida evolução. Ao adotar o fabrico circular, ao ser pioneira em tecnologias de impressão que poupam água e ao transformar a descarbonização da cadeia de abastecimento, a Epson está ativamente a moldar um futuro em que o crescimento empresarial e a responsabilidade ambiental andam de mãos dadas. Estes esforços refletem uma profunda responsabilidade de liderar pelo exemplo e impulsionar a mudança sistémica no sentido de uma economia negativa em termos de carbono até 2050”.
Este ano, a Epson garantiu também a validação oficial da iniciativa Science Based Targets (SBTi) para as suas ambiciosas metas de redução de gases com efeito de estufa, comprometendo-se a atingir uma pegada de carbono negativa até 2050.
A empresa pretende reduzir as emissões totais dos Escopos 1, 2 e 3 em 90% dentro deste período. Estes objetivos baseados na ciência representam uma mudança transformadora, concentrando-se na eliminação da dependência de recursos subterrâneos e na reformulação fundamental de toda a cadeia de valor da Epson para um futuro mais sustentável.
Redução das emissões em toda a cadeia de abastecimento
Através do programa ECO Delivery Ocean da Maersk, a Epson aumentou significativamente o volume previsto de contentores enviados usando combustíveis de baixo carbono, como metanol verde e biodiesel. Esta mudança reduz as emissões de gases com efeito de estufa em até 82%, reduzindo as emissões de equivalente CO2 em até 230 toneladas só no primeiro ano. Além das iniciativas de envio, a Epson fez avanços significativos na otimização da sua rede de entrega através da expansão do seu modelo de entrega Asia Direct.
Esta abordagem envia produtos diretamente dos seus locais de fabricação na Ásia para os clientes, contornando o seu armazém central na Europa. As entregas usando esse método de envio direto mais do que duplicaram no FY24, em comparação com o FY23, melhorando a eficiência da cadeia de suprimentos e reduzindo as emissões de transporte.
Inovação no centro do fabrico circular e da moda sustentável
A empresa continua a liderar os esforços de sustentabilidade através da inovação que apoia o fabrico circular e a eficiência dos recursos. Após a conclusão das suas instalações de reciclagem de metal de última geração no Japão, a Epson Atmix, uma empresa do grupo, expandiu a sua presença de vendas na Europa para atender à crescente demanda por pós metálicos de alta qualidade.
A instalação recicla metais usados das operações da Epson e da comunidade em geral para produzir os pós metálicos que servem como matérias-primas para fabricação avançada.
Enquanto isso, a tecnologia de impressão digital Monna Lisa da Epson oferece o potencial de transformar a indústria da moda, reduzindo drasticamente o consumo de água no tingimento têxtil. Esta tecnologia inovadora reduz o uso de água em até 97% e permite a produção sob demanda que aborda questões ambientais críticas, como a escassez de água. Ao ajudar as marcas a produzir apenas o que é necessário, sem excesso de inventário ou superprodução, a Monna Lisa apoia um modelo de produção mais sustentável e eficiente em termos de recursos.









































