ESAC: Curso em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais vai decorrer em Fátima

ESAC: Curso em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais vai decorrer em Fátima

Categoria Advisor, Formação

A cidade de Fátima vai, pela primeira vez, ter Ensino Superior. A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios (Ads Territórios) e o apoio da Câmara Municipal de Ourém, vai assim assegurar o funcionamento do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais (INER).

De acordo com a ESAC-IPC, trata-se de uma formação de nível superior com a duração de dois anos (três semestres de formação teórico-prática + um semestre de estágio, em empresas), destinada a jovens que tenham completado o ensino secundário, a detentores de um grau académico superior ou a maiores de 23 anos aprovados nas respetivas provas de avaliação. O curso será ministrado no Espaço Fatimae da cidade de Fátima, já a partir do próximo mês de outubro.

Uma vez concluída esta formação, os seus titulares (Técnicos Superiores Profissionais) estarão aptos a desenvolver, de forma autónoma ou sob orientação, funções relativas à “Interpretação da Natureza e dos espaços rurais (nas vertentes da paisagem e do património natural, rural e cultural)”, bem como “fornecer e divulgar informações de qualidade sobre áreas naturais e rurais, através de visitas guiadas, sinaléticas e exposições, entre outras, no âmbito de empresas de atividades na Natureza, atividades turísticas, turismo rural, hotéis ou entidades governamentais”, refere a ESAC numa nota.

Os detentores deste CTeSP em Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais terão ainda acesso direto à licenciatura da ESAC-IPC em Turismo em Espaços Naturais e Rurais, com um nível de creditações correspondentes a cerca de 50% das unidades curriculares do curso. Do mesmo modo, poderão candidatar-se na mesma instituição de ensino superior às licenciaturas em Agricultura Biológica, Engenharia Agropecuária, Biotecnologia, Ciências Florestais e Recursos Naturais, Tecnologia Alimentar e Tecnologia e Gestão Ambiental, através dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso.

As candidaturas estão disponíveis através do preenchimento da ficha de pré-inscrição, disponível no site da ESAC.