Após o arranque da Capital Verde Europeia, Guimarães voltou a reforçar o seu compromisso com a neutralidade climática. Esta terça-feira, 13 de janeiro, o vereador do Ambiente e Ação Climática, Alberto Martins, recebeu especialistas da NetZeroCities, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da área do financiamento, no âmbito da Missão das 100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030.
Este encontro estratégico teve como objetivo estabelecer um diálogo com o governo local recém-eleito para o novo ciclo político, apresentar a Missão, compreender os principais desafios e oportunidades para os próximos anos e promover o alinhamento com as prioridades emergentes do município.
Além disso, a reunião visou também dar continuidade ao trabalho bem-sucedido realizado até agora, explorar alavancas estratégicas para garantir a continuidade e a estabilidade e avaliar as necessidades futuras, com vista a promover esforços de colaboração e compromissos a longo prazo a nível europeu, nacional e local.
Durante o encontro, Alberto Martins salientou: “Esta visita a Guimarães reveste-se de particular importância para este novo Executivo, na medida em que permite aprofundar o conhecimento e o envolvimento político com a Missão das 100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030. Trata-se de uma missão exigente, mas absolutamente determinante para o futuro das nossas cidades e da qualidade de vida dos nossos cidadãos”.
Entre os diferentes momentos da sessão, destaque para a visão geral da Missão 100 Cidades e da sua plataforma de apoio NetZeroCities, incluindo os principais serviços, oportunidades e conquistas globais até à data, e a apresentação do Contrato Climático de Guimarães e do portfólio de projetos em curso, juntamente com as principais conclusões até ao momento. Foi também abordada a forma como a plataforma nacional Cidades pelo Clima está a apoiar a implementação dos contratos climáticos das cidades e a facilitar a governação multinível em Portugal.
No que diz respeito ao financiamento, foram apresentados o papel do Banco Europeu de Investimento e do Capital Hub na Missão 100 Cidades, o apoio disponível e as principais ações realizadas em Portugal (incluindo instrumentos de assistência técnica, empréstimos disponíveis e contratos-quadro passados/atuais), bem como os próximos passos.







































