Foi a primeira empresa portuguesa a entrar no setor do abastecimento de água em Espanha, onde já soma duas aquisições bem-sucedidas, perto de 80 mil pessoas servidas, mais de 100 colaboradores e um portefólio de contratos municipais e industriais de longa duração. O Grupo INDAQUA procura afirmar-se, cada vez mais, como referência ibérica na gestão de água e tratamento de águas residuais.

A aquisição mais recente do Grupo INDAQUA em Espanha aconteceu no ano passado. A Hidrogestión juntou ao portefólio internacional da INDAQUA 11 novas concessões – sete em Toledo e as restantes nas localidades de Rioja, León, Jaén e Granada, assegurando ainda serviços de operação de água e saneamento, em diversas regiões do país.
O altamente competitivo mercado espanhol vinha já a ser estudado pela INDAQUA há alguns anos, num trabalho de identificação de oportunidades que, em 2023, permitiu concretizar a primeira aquisição: a INDAQUA Fusosa, responsável pelo abastecimento de água a cerca de 25 mil utilizadores na zona da albufeira de Muro, em Maiorca.
A aposta no mercado espanhol é encarada como “natural”, segundo Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA, “não apenas pela competitividade daquele mercado, que o torna particularmente apelativo, mas porque está alicerçada nos resultados alcançados em Portugal, que permitiram posicionar o Grupo como o maior operador nacional no universo de concessões municipais e uma referência global em eficiência”.
Olhando para o que pode o Grupo INDAQUA aportar ao setor espanhol, Pedro Perdigão destaca “o conhecimento especializado acumulado ao longo de mais de três décadas, a par de boas práticas, amplamente reconhecidas, que acreditamos ajudarão a responder a alguns dos grandes desafios que aquele setor enfrenta, nomeadamente ao nível da gestão eficiente dos recursos hídricos”.
Com efeito, a redução de perdas nas redes de abastecimento é uma das principais áreas em que a INDAQUA pretende afirmar-se em Espanha, tendo como base a experiência adquirida em Portugal, onde detém os melhores resultados de Água Não Faturada.

O futuro passa por “continuar a identificar novas potenciais oportunidades de investimento que nos permitam crescer em Espanha, enquanto reforçamos o crescimento no mercado nacional, nomeadamente através de projetos de eficiência hídrica, e exploramos oportunidades noutros setores onde as nossas credenciais de eficiência, inovação e sustentabilidade possam ser aplicadas”, conclui o responsável.
Em Portugal, o Grupo INDAQUA serve mais de 810 mil pessoas, através da gestão de redes públicas nos concelhos de Santo Tirso/Trofa, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis, Barcelos, Paços de Ferreira e Marco de Canaveses.
Abrangendo todo o ciclo urbano da água, o Grupo atua também no apoio, manutenção e monitorização de infraestruturas, prestando suporte tecnológico, de gestão e de operação, através das suas subsidiárias Aqualevel e Hidurbe. Disponibiliza ainda os seus serviços a variadas empresas do setor e entidades públicas, nomeadamente, nas áreas da eficiência hídrica (com projetos de eficiência hídrica de curto prazo) e da inovação (com os produtos i2Water).








































