ISQ cria laboratório de metrologia na Argélia

ISQ cria laboratório de metrologia na Argélia

O grupo ISQ continua a apostar na internacionalização e viu a sua atividade acreditada na Argélia, mercado onde iniciou operação em 2009 com a deslocação de técnicos do ISQ Portugal para realizar calibrações no local e onde criou um laboratório, um investimento da ordem dos 500 mil €.

O crescimento do mercado argelino impôs, por razões económicas e de competitividade, que os serviços fossem efetuados com recurso a capacidade local. Neste contexto, o ISQ investiu em infra-estruturas, equipamento e meios humanos e no final de 2014 decidiu criar um laboratório nas instalações do ISQ SARL, em Kouba, na Argélia. Em Dezembro de 2014, obteve a acreditação segunda a norma ISO 17025 pelo organismo de acreditação argelino ALGERAC para as grandezas físicas: pressão, sistema de pesagem, massas padronizadas de 10 e 20 kg, volume e temperatura, as mais solicitadas em calibrações. Esta acreditação foi conseguida com o trabalho de uma equipa que reuniu técnicos da Argélia e de Portugal.

O Laboratório está orientado para a Metrologia Industrial e visa dar resposta à necessidade do mercado argelino nesta área. Na sua carteira de clientes o ISQ SARL conta com empresas dos sectores da água, medicina, investigação industrial, criminologia e petróleo. São principalmente empresas estatais com destaque para o grupo Sonatrach (oil&gas), Gerdarmerie National (criminologia), SEAAL (distribuição de água) e o Institute Pasteur (sector da investigação). Trabalha igualmente para empresas privadas entre as quais se destaca o Grupo CEVITAL.

Em 2015 o volume de negócios foi de 320 mil € e prevê-se para 2016 um crescimento da ordem dos 15 a 20% relativamente ao ano anterior.

Argélia, Angola e Moçambique são os mercados mais promissores para o grupo ISQ, num momento em que prepara a internacionalização para a Ásia, afirmando a engenharia portuguesa no mundo.