Já se encontra disponível a Linha de Crédito de 100 milhões de euros para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC, criada pelo Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento (BPF). Sem esta linha de crédito, os beneficiários teriam de aguardar até 1 de janeiro de 2026 para receber os pagamentos.
Para evitar atrasos que poderiam comprometer a execução dos investimentos, esta linha permite antecipar estes montantes sem custos adicionais para os promotores. Assim, a partir de janeiro de 2026, os pagamentos do PEPAC de projetos que transitam do PDR2020 serão efetuados e nessa altura os beneficiários procederão ao reembolso do empréstimo contraído.
Os beneficiários podem solicitar de imediato junto das instituições de crédito aderentes ao protocolo com o BPF (ABANCA, BANKINTER, Banco Montepio, Banco Santander, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, EuroBic, Millennium BCP e Novo Banco) o financiamento dos pedidos de pagamento validados pelo IFAP, IP.
Após aprovação, o montante do crédito é disponibilizado de imediato, correspondendo ao valor dos pedidos de pagamento validados e não liquidados. Esta linha de crédito não tem qualquer custo para os promotores, sendo os juros, a comissão de garantia e os custos de gestão integralmente suportados pelo Estado. Esta linha inclui também uma garantia assegurada a 100% pelo BPF.









































