A Linha da Reciclagem, um serviço de atendimento público, gratuito e nacional da EGF, dedicado a dar respostas e soluções aos cidadãos quanto às suas dúvidas relacionadas com a separação e reciclagem, e a recolha e tratamento de resíduos urbanos, assinala quatro anos.
Desde o seu lançamento, a 27 de outubro de 2021, a Linha da Reciclagem já recebeu mais de 185.000 contactos, conseguindo ultrapassar, só este ano e até à data, os 45.000 registos, realizados sobretudo via telefone, email ou formulário no website.
Este ano, o serviço foi reforçado com o lançamento de uma aplicação móvel, disponível para os sistemas operativos Android e iOS, para tornar ainda mais fácil a comunicação com a Linha da Reciclagem. Através desta aplicação é possível, por exemplo, localizar rapidamente o ecoponto mais próximo, enviar pedidos de informação, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar serviços por meio de formulários simples e intuitivos e esclarecer dúvidas numa área dedicada a perguntas e respostas.
A inovação deste projeto reside na forma como as 11 empresas da EGF trabalham em rede, oferecendo uma resposta coordenada e eficaz a uma necessidade nacional, contando com uma equipa de profissionais dedicados e especializados que dão resposta à população. É um canal de contacto gratuito que dá apoio a quem procura saber onde e como reciclar, quais os locais certos para encaminhar os seus resíduos, sejam embalagens, biorresíduos ou lixo comum, ou quaisquer outras questões práticas de gestão de resíduos.
A Linha da Reciclagem foi já distinguida com o Grande Prémio APCE 2021, na categoria de Multimédia Externo: Website, blog e apps externas; e com a Menção Honrosa do Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, da APEE, na categoria do Objetivo 11 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas até 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis.









































