No próximo dia 30 de setembro, na Casa do Corim, terá lugar o Programa de Formação para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR): “Energizar: Tendências que Conectam”, dando início oficial às atividades da edição deste ano. A formação da LIPOR destina-se a todos os proponentes de ações para a EWWR 2025 e tem como objetivo capacitar, inspirar e fornecer ferramentas práticas para o desenvolvimento de iniciativas alinhadas com o tema da campanha.
Nesta edição, sob o mote “Liga o valor, desliga o resíduo”, o foco estará nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), vulgarmente conhecidos como lixo eletrónico. Este tipo de resíduos inclui uma vasta gama de produtos, como telemóveis, computadores, televisores, frigoríficos, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos, muitos dos quais acabam por ser descartados de forma inadequada, com graves consequências ambientais e para a saúde pública.
Os REEE são atualmente um dos fluxos de resíduos que mais cresce na União Europeia. Estima-se que todos os anos sejam colocadas no mercado europeu cerca de 14,4 milhões de toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos, dos quais apenas 5 milhões de toneladas são recolhidas. Em média, cada cidadão europeu gera 11,2 kg de lixo eletrónico por ano. Apesar de conterem substâncias perigosas, estes resíduos também representam um enorme potencial de valorização, já que integram materiais raros e valiosos, como metais preciosos e matérias-primas críticas, que podem e devem ser recuperados.
Assim, o Programa de Formação irá centrar-se na importância de reduzir a compra de novos equipamentos, promover a reutilização e a reparação, e encorajar padrões de consumo e produção mais sustentáveis. Além disso, o encontro será também uma oportunidade para partilhar boas práticas, esclarecer dúvidas, fomentar sinergias entre participantes e entregar os reconhecimentos relativos à edição de 2024 da EWWR.
As inscrições para a submissão de ações abrirão no início de setembro.








































