Lisboa das cidades menos empenhadas na melhoria da qualidade do ar

Lisboa das cidades menos empenhadas na melhoria da qualidade do ar

Lisboa surge em penúltimo lugar das cidades europeias mais empenhadas em melhorar a qualidade do ar, estando à frente apenas do Luxemburgo.

O ranking Sootfree Cities, elaborado pelas organizações não-governamentais Amigos da Terra/Alemanha (BUND) e Secretariado Europeu para o Ambiente (EEB), que avaliou o desempenho de 23 cidades de 16 países europeus ao longo dos últimos cinco anos, revelou, assim, que Lisboa ainda está aquém do exigido pela legislação europeia, no que toca à promoção do transporte público e à renovação da frota municipal.

A lista considerou nove categorias de critérios que estão relacionados com os transportes, incluindo a promoção dos modos suaves (como andar a pé e de bicicleta), a gestão do tráfego urbano, a renovação das frotas públicas pela introdução de veículos mais limpos e eficientes, bem como incentivos económicos para reduzir a poluição. Lisboa integra a lista, que teve a primeira edição em 2011, pela primeira vez e no 22º lugar. Apesar dos resultados insuficientes, os autores do ranking denotam uma tendência para a diminuição.