A L’Oréal Portugal volta a juntar-se à Sociedade Ponto Verde (SPV) para mais uma campanha Reciclar em Beleza, que sensibiliza e ajuda os portugueses a separarem corretamente as embalagens de produtos de higiene e de beleza, para uma reciclagem mais eficiente. O objetivo passa por garantir que, depois de usadas, estas embalagens têm o destino certo, numa iniciativa que decorre pelo sexto ano consecutivo.
Esta é uma campanha englobada no L’Oréal For The Future, o programa de sustentabilidade do L’Oréal Groupe que traça os compromissos de sustentabilidade da L’Oréal até 2030.
Assim, as duas entidades disponibilizam uma plataforma digital, alojada no site da L’Oréal, que partilha conteúdo educativo e esclarece todas as dúvidas no momento de separação das embalagens. Este ano, a campanha ganha uma nova dimensão com o envolvimento de cerca de uma centena de jovens influenciadores digitais que vão participar em ações de sensibilização.
Esta iniciativa, que irá decorrer ao longo de 5 meses, lança a estes influenciadores o desafio de recolherem e guardarem embalagens de produtos de beleza usadas, com a primeira destas recolhas marcada para setembro, no L’Oréal LAB, num encontro exclusivo. Em novembro, estes influenciadores irão também visitar o centro de triagem da Tratolixo, responsável pelo tratamento de resíduos urbanos nos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, onde poderão conhecer como funciona o processo de triagem e reciclagem, de forma a promoverem boas práticas de reciclagem junto das suas comunidades digitais.
“Numa altura em que 78% dos consumidores estão já atentos a estas alternativas sustentáveis, ainda há muitas pessoas que não conhecem as opções de produtos refill ou recarregáveis no universo da beleza, pelo que temos procurado aumentar as nossas soluções nesta área. Na L’Oréal queremos mudar esta perceção e mostrar os benefícios deste tipo de práticas, que não devem ser apenas um momento isolado. O objetivo passa por sensibilizar todos os nossos consumidores, tornando a correta separação de embalagens um hábito do dia-a-dia”, refere Ana Sofia Amaral, responsável de Sustentabilidade, CSR e diretora científica da L’Oréal Portugal.
A L’Oréal tem vindo a apostar em práticas mais sustentáveis relativamente às suas embalagens, com o objetivo de reduzir o volume e peso e renovar os materiais com alternativas recicladas ou renováveis. Até 2030, o grupo pretende reduzir em 50%, em termos absolutos, a utilização de plástico virgem nas embalagens de produtos face a 2019, assegurar que 50% de todos os materiais de embalagem provêm de fontes recicladas ou de base biológica e reduzir em 20% a intensidade das embalagens dos produtos (também em comparação com 2019). Para este objetivo, a Divisão de Luxo tem contribuído significativamente, mantendo o objetivo de garantir 30% dos seus produtos em formatos recarregáveis até ao final deste ano.
Desde 2019, a L’Oréal aumentou em quase 17 vezes o número de referências recarregáveis no seu portfólio. Desde então, várias fábricas têm sido adaptadas à produção de soluções de refill, reforçado a liderança da L’Oréal na indústria de beleza ao nível da circularidade.
“Esta parceria entre a Sociedade Ponto Verde e a L’Oréal é fundamental para conseguirmos alcançar as metas da reciclagem de embalagens, no qual assenta o nosso compromisso para com o país. Só juntando esforços, empresas, marcas e cidadãos, é possível promovermos mudanças substanciais, nomeadamente nesta área, onde é preciso reciclarmos mais e melhor estes resíduos. Através do ‘Reciclar em Beleza’ estamos a ampliar o alcance da nossa mensagem, de que esta é uma causa comum, chegamos a mais pessoas e procuramos inspirar para que percorram este caminho connosco. O conhecimento é a base para que a reciclagem de embalagens seja bem feita, levando a que este gesto simples, de separar e colocar as embalagens nos ecopontos, nos conduza a uma economia verdadeiramente circular e sustentável”, afirma Ricardo Sacoto Lagoa, Diretor de Marketing, Sensibilização e Comunicação da SPV.
“A parceria com a Sociedade Ponto Verde tem sido mais um enorme caso de sucesso do programa L’Oréal For the Future, que espelha o compromisso da L’Oréal em contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta. Para isso, temos procurado adotar práticas de redução do impacto ambiental, como melhorar a reciclagem e aumentar a disponibilidade de produtos refill e recarregáveis, para, em conjunto com os nossos consumidores, criar a beleza que faz avançar o mundo” assume Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal Portugal.
Além disto, este ano, o Grupo L’Oréal foi mais longe e ativou a sua primeira campanha global dedicada à sensibilização para o uso de produtos de beleza recarregáveis, contando com a hashtag #JoinTheRefillMovement. Com o objetivo de normalizar o recarregamento dos produtos no dia-a-dia dos consumidores portugueses, sensibilizando para a importância das opções refill, o Grupo reuniu 12 marcas de todas as divisões da L’Oréal, como Lancôme, YSL Beauty, Armani, Prada, Kiehl’s, Valentino, Mugler, Margiela, La Roche-Posay ou Kérastase, entre outras.
Artigos relacionados:
L’Oréal Portugal: “os recursos naturais são parte integrante da nossa atividade”








































