Mértola aprova Plano de Ação para a Energia Sustentável

Mértola aprova Plano de Ação para a Energia Sustentável

A Câmara Municipal de Mértola acaba de anunciar a aprovação, em reunião de câmara, do Plano de Ação para a Energia Sustentável do município. Esta decisão surge no seguimento da adesão, a 7 de outubro de 2015, ao Pacto Europeu dos Autarcas, onde as autarquias locais se comprometeram a aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis.

O plano estabelece informação precisa sobre a distribuição setorial dos consumos energéticos e dos respetivos valores. Além disso, é centrado na promoção de eficiência no consumo de energia e na integração de energias renováveis de pequena escala em Mértola. A concretização das metas incluídas no plano irão “contribuir para a redução de 22%” das emissões de CO2 do município, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a autarquia, deste conjunto de ações espera-se que resultem “ganhos financeiros decorrentes da diminuição da fatura enérgica”. “Mas, sobretudo, ambientais”, frisam, de modo a “vincar a importância da sustentabilidade ambiental com reflexos também na estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas”.