José Manuel Fernandes marcou presença no primeiro dia da Agroglobal, feira agrícola nacional, em Santarém, e em declarações aos jornalistas realçou a importância deste tipo de certames porque “são um espaço onde a inovação tem uma montra e onde há o networking, o contacto e a partilha. É um espaço não só de divulgação, como também de reflexão e de conhecimento, e no fundo, de alguma competição, que é absolutamente essencial”.
O Ministro da Agricultura destacou ainda os “bons sinais em 2024” para o setor, começando pela redução do défice agroalimentar em cerca de 421 milhões de euros e pelo aumento da produtividade, “muito ligada à biotecnologia, à robótica, à modernização e à inteligência artificial”. “Estamos a utilizar este potencial com uma grande possibilidade de crescimento”, garantiu.
Além disso, “aumentámos muito as exportações e as importações” e, consequentemente, “o rendimento do agricultor aumentou cerca de 14,7%”: “tenho de ser justo e realçar que isto também se deve ao facto dos apoios que lhes eram devidos de 2023 terem sido pagos, junto com os de 2024”, afirmou ainda José Manuel Fernandes.
Em relação ao que falta fazer, o Ministro não nega alguns atrasos devido à legislação, mas também à necessidade de compatibilizar os projetos com as regras ambientais. “Há legislação que está mal e nós devemos alterá-la, mas o que falta é velocidade e simplificação”, defende o político, acrescentando outro ponto: “por vezes, os radicais ambientais são tão radicais que acabam por ser contra o próprio ambiente e impedem soluções que ajudavam ao ambiente em termos de tratamentos efluentes, por exemplo, e por isso, há um caminho que se tem de fazer”.
Outros temas abordados por José Manuel Fernandes passaram pela atração dos jovens para o setor, pela segurança alimentar, pela boa formação e por tirar partido da tecnologia – assuntos ligados à visita que o Ministro da Agricultura fez aos stands da Agroglobal e à Quinta da Alorna ao longo da manhã de segunda-feira, para ver exemplos reais e práticos e novas soluções.
A Agroglobal decorre até amanhã, 11 de setembro, em Santarém, com a presença de diferentes players do setor agroalimentar.














































