Os resultados semestrais da CP – Comboios de Portugal confirmam o crescimento sustentado da procura do transporte ferroviário, segundo dados agora divulgados pelo Ministérios das Infraestruturas e Habitação. Neste período, a CP transportou mais de 100 milhões de passageiros, o que significa um aumento de 9,3% face a 2024.
O Governo considera que “este aumento traduz a eficácia das políticas públicas de mobilidade do XXV Governo”, com destaque para a gratuitidade dos passes até aos 23 anos, seja o jovem estudante ou trabalhador, e para o Passe Ferroviário Verde, que já conquistou 390 mil utilizadores desde o seu lançamento, em outubro de 2024, sendo que 81% dos utilizadores não tinham assinatura mensal da CP.
Este aumento de passageiros contribui para o crescimento dos proveitos de tráfego da empresa em 1,6% em comparação com o mesmo semestre de 2024, atingindo cerca de 130 milhões de euros.
O segmento Regional foi aquele em que se verificou um crescimento mais significativo, de 133% em relação ao período homólogo, alcançando cerca de 15,3 milhões de passageiros. Também o Intercidades também beneficiou de um aumento da procura de 48% em relação ao período homólogo, alcançando cerca de 2,5 milhões de passageiros.
“Os portugueses escolhem hoje mais o comboio como meio de transporte seguro, sustentável e acessível. Medidas como o Passe Ferroviário Verde, já com 390 mil assinaturas, e outras, foram decisivas na transferência modal para o comboio. Uma revolução que está a acontecer”, lembra o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.








































