A NOS acaba de ter a concessão de uma patente europeia para uma bateria que recorre a materias de origem natural e pode ser carregada através da energia dissipada das set up boxs de TV. Esta solução foi desenvolvida pela NOS Inovação em colaboração com o centro de investigação I3N/CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – NOVA FCT.
Esta bateria consegue aproveitar energia anteriormente desperdiçada, através de um gel eletrólito (componente usado nas baterias) composto por celulose e cortiça.
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, sublinhou: “tendo em conta o aproveitamento energético possível, esta é uma tecnologia que poderá levar a grandes avanços na área da sustentabilidade. A conquista desta patente impele-nos a continuar a, juntamente com a nossa rede de parceiros de inovadores e academia, investir em tecnologia para criar produtos e serviços mais sustentáveis que ajudem a construir um futuro melhor”.
Eurico Cabrita, subdiretor para a inovação e investigação da NOVA FCT, destacou “a oportunidade na relação estreita com a NOS, tanto na investigação como na formação dos seus alunos, que além da experiência de iniciação profissional que proporciona ao integrá-los em teses em ambiente empresarial, ainda garante condições para que daí surjam resultados de excelência que permitem o desenvolvimento de soluções inovadoras, reforçando a posição da NOVA enquanto Universidade que aposta numa estratégia de valorização da Propriedade Intelectual”.
Em 2024, a NOS Inovação foi a entidade portuguesa que mais pedidos de patentes submeteu, num total de 22. Algo apenas possível graças ao forte investimento em I&D da NOS, que a coloca em primeiro no ranking de inovação em Portugal.







































