A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, vai marcar presença no Seminário Nacional Eco-Escolas 2026, que vai decorrer no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, entre os dias 22 e 25 de janeiro, com o objetivo de promover a literacia ambiental e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem de resíduos de embalagens.
Organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com o Município de Guimarães, o Seminário Nacional Eco-Escolas proporciona um espaço de atualização, co-aprendizagem e partilha entre profissionais, e conta com um programa que inclui palestras, workshops, fóruns e uma Eco-Mostra – feira de sustentabilidade que reúne diversos parceiros, exposições e desafios. Marina Duarte, Diretora de Marketing e Comunicação da Novo Verde, marca presença para apresentar a nova edição da Geração Verdão, um projeto escolar nacional que pretende incentivar e sensibilizar alunos e docentes para a cultura da reciclagem.
Este ano, estará também presente o Pacto Português para os Plásticos, plataforma de colaboração coordenada pela Smart Waste Portugal, que reúne os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico. Em conjunto com a Novo Verde, será apresentada a nova atividade criativa do programa da Geração Verdão, o Ecoponto Criativo, que conta com a colaboração do pacto.
“O futuro da sustentabilidade passa, inegavelmente, pela sensibilização das novas gerações. O Programa Eco-Escolas desempenha um papel crucial ao dar a crianças e jovens o conhecimento e as ferramentas necessárias para se tornarem agentes ativos na proteção do ambiente. Com a Geração Verdão, todos os anos, essa consciência materializa-se em ações práticas que promovem a adoção de hábitos de separação e reciclagem, essenciais para a construção de uma sociedade mais consciente e para o fomento de uma economia circular eficaz”, afirma Pedro Simões, Diretor-Geral da Novo Verde.








































