Operação Montanha Verde: Mais de mil voluntários para 21 mil árvores

Operação Montanha Verde: Mais de mil voluntários para 21 mil árvores

A Operação Montanha Verde está de regresso e na próxima sexta-feira, dia 23 de Novembro e plantará mais 21 000 árvores no Algarve. “Muito honrada, este ano, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, a Operação Montanha Verde irá adicionar mais pinheiros-manso, medronheiros, carvalhos-português, sobreiros, azinheiras e ciprestes à flora de quatro Concelhos: Monchique, Portimão, Loulé e Silves”, refere a nota enviada à imprensa. Para ajudar neste grande evento, mais de 1 400 generosos voluntários já prometeram marcar presença, colocando mãos à obra e, de igual forma, ajudando a celebrar uma data muito simbólica: o Dia da Floresta Autóctone.

Os horários (dependentes do número de participantes…) prevê-se que sejam:

  • 09h15: boas-vindas aos voluntários
  • 09h30: início das plantações (com intervalo para lanche)
  • 11h00 às 12h00: finalização das plantações
  • 11h15 às 12h30: despedidas e encerramento

Os locais de plantação serão:

  • Monchique: Montinho
  • Portimão: terreno sudoeste ao Autódromo Internacional do Algarve + PAN-Portimão
  • Loulé: Cerro dos Fatos (perto do Canil de S. Francisco de Assís), terreno paralelo à A22
  • Silves: Herdade do São Bom Homem

Idealizada e promovida pelo Zoomarine, através da sua filosofia TOGETHER WE PROTECT em prol da cidadania pelo Ambiente, a “Operação Montanha Verde” iniciou-se em 2016, em paralelo com a “Operação Praia Limpa”, e visa a protecção colectiva dos valores naturais da região Algarvia. Desta forma, a terceira edição é uma parceria com os quatro Municípios e respetivas Câmaras Municipais e Proteção Civil, assim como com a RTA – Região de Turismo do Algarve e a Marinha Portuguesa. Conta, igualmente, com o apoio da ALGAR (mediante a cedência de 50m3 de composto orgânico Nutriverde, produzido pela empresa através dos resíduos verdes gerados na região, que será utilizado na plantação das árvores) e da ASPAFLOBAL – Associação dos
Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.

Os interessados ainda se poderão inscrever online – e, naturalmente, todos receberão um certificado de presença. E como todos sabemos que “a melhor altura para plantar uma árvore foi há 20 anos, mas a segunda melhor altura é agora”, esperamos poder contar convosco para ajudar o Algarve!

As inscriçoes podemser feitas aqui.