Os SMAS de Leiria têm em curso a implementação de um Plano de Eficiência Energética que teve início em 2017 e terminará em 2027, cujo investimento global ascende a 1.050.000 euros.
E até dezembro de 2025 foram realizadas intervenções cujo investimento ronda os 230.000 euros, o que permite uma poupança superior a 30.000 euros/ano. Das intervenções realizadas em 2025 destacam-se a substituição do sistema AVAC (aquecimento e ventilação e ar condicionado) e a instalação do sistema de autoconsumo (fotovoltaico) e remodelação dos reservatórios da Lameiria e Pousos.
A implementação deste plano visa aumentar o desempenho energético dos sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais. As medidas previstas permitem otimizar o consumo de energia nos sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e, consequentemente, reduzir consumos e custos operacionais.
No sistema de abastecimento de água, as intervenções previstas incluem remodelações de infraestruturas, entre as quais se destacam a substituição e otimização de grupos eletrobomba, alterações de layout que eliminam infraestruturas obsoletas e reduzem alturas de bombagem, reforço da telegestão e redução de perdas de água. Estão ainda previstas a implementação de painéis fotovoltaicos, a substituição das lâmpadas e luminárias para LED, a substituição do sistema de AVAC do Laboratório por um sistema mais eficiente e a substituição de aparelhos individuais de AVAC “SPLIT”.









































