A Portgás, empresa detida a 100% pela REN – Redes Energéticas Nacionais, recebeu cerca de 3 mil candidaturas ao programa “Troca de Esquentadores” e acaba de concluir a instalação de todos os novos equipamentos previstos (2.100). O programa, financiado pela 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), garantiu uma comparticipação de 75% na troca de esquentadores pouco eficientes por equipamentos novos, mais seguros e de alta eficiência.
Lançado em abril de 2024, o programa foi destinado, numa primeira fase, aos clientes beneficiários da tarifa social de gás natural. A 2.ª fase, que arrancou em agosto de 2024, foi aberta a todos os clientes, continuando, no entanto, a ser consideradas prioritárias as candidaturas de beneficiários da tarifa social.
Do total de 2.100 clientes com candidaturas aceites nesta campanha, 26% são beneficiários da tarifa social de gás natural. Estes consumidores economicamente vulneráveis tiveram a oportunidade única de, em condições muito especiais, substituir o seu esquentador pouco eficiente e instalado há mais de 8 anos por um equipamento novo. Destes 540 clientes com tarifa social, 81 receberam ainda o apoio adicional das autarquias de Porto (68 beneficiários), Esposende (7) e Paços de Ferreira (6), que acederam à sensibilização da Portgás e garantiram a comparticipação dos restantes 25% (135 € por equipamento).
Os novos esquentadores permitem uma efetiva redução real na fatura de gás, que permite o retorno do investimento em 1 a 2 anos do valor pago pelo cliente (135€) e um consumo de água mais baixo, para o mesmo tipo de utilização (a colocação do novo esquentador incluiu a troca de redutores de água, no lava-loiça e no chuveiro, para um consumo mais eficiente de água).









































