Porto recebe Water Innovation Week

Porto recebe Water Innovation Week

Categoria Advisor, Agenda

De 24 setembro a 1 outubro 2017, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai transformar-se na capital europeia da água e inovação. Trata-se de um conjunto de três grandes eventos, organizados pela Comissão Europeia em conjunto com o município do Porto, e com o apoio institucional do Governo de Portugal, que irá reunir mais de 800 participantes, incluindo presidentes de entidades gestoras, líderes políticos, reguladores, representantes da indústria e agricultura, investigadores, empresas de tecnologia, startups, PME, financiadores e jovens profissionais.

1. EIP Water Conference 2017 (27 e 28 setembro 2017)

A 4ª Conferência da Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIP Water) terá um programa com painéis de peritos, debates e competições com vista a ultrapassar, de modo colaborativo e inovador, as barreiras à inovação no setor da água, a criar oportunidades de negócio e a fomentar parcerias entre os participantes.

Serão dadas a conhecer as soluções mais inovadoras da atualidade no espaço de exposição reservado a empresas, startups, universidades e centros de investigação nacionais e internacionais. O Splash Innovation Stage irá proporcionar uma disputada sessão de pitch e premiar as melhores startups. O programa reserva ainda sessões paralelas e workshops, B2B matchmaking, business meetings, visitas técnicas e vários momentos de networking.

2. Mayors & Water Conference 2017 (29 setembro 2017)

A Comissão Europeia escolheu a cidade do Porto para o lançamento oficial da Nova Agenda Urbana para a Água 2030, no seguimento das conferências bem-sucedidas de Leeuwarden (Holanda) e de Bratislava (Eslováquia) em 2016. Presidentes de câmara europeus, especialistas na gestão da água nas cidades, representantes dos governos centrais e locais e das regiões hidrográficas, reguladores, legisladores, entidades gestoras e institutos de investigação são chamados a participar na sua discussão.

Esta Agenda consiste numa nova plataforma de colaboração das cidades para as questões da água, de modo a promover a sua gestão integrada e sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos ambientais estabelecidos no seio da União Europeia. Esta plataforma visa auxiliar as cidades na procura de soluções para os problemas da água, criando oportunidades para a renovação urbana e o envolvimento das comunidades locais, bem como na adoção de soluções inteligentes para estimular o crescimento económico e a coesão social.

3. Water Innovation Lab Europe Porto 2017 (24 a 29 setembro 2017)

Se tem entre 18 e 35 anos e é apaixonado pela inovação no contexto da água, pelo pensamento holístico, por design inovador e pela comunicação eficaz entre culturas, o WIL Europe Porto 2017 vai proporcionar-lhe uma experiência única e inesquecível de aprendizagem intergeracional e intersetorial, convidando à colaboração entre jovens líderes, mentores e facilitadores.

Com base no sucesso dos Laboratórios Mundiais de Inovação para a Água, a organização canadiana Waterlution oferece um programa de seis dias para criar os futuros líderes da água de diferentes origens e nacionalidades. Perante o confronto com as realidades locais e os problemas reais, cada participante irá desenvolver as suas competências de liderança, criatividade, comunicação e empregabilidade. As candidaturas já abriram no início de março.

No âmbito da iniciativa Water for People, serão desenvolvidas também várias atividades de animação e ciência destinadas a envolver os cidadãos, abrangendo a quarta edição do Aquaporto (30 setembro e 1 outubro).