A Águas e Energia do Porto (AEP) adjudicou um contrato ao consórcio formado pela PreZero e Terra Fértil, para a gestão ambiental da cidade, nomeadamente para o serviço de recolha, transporte, tratamento e destino final das lamas resultantes das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo e de Sobreiras.
A renovação deste contrato tem a duração de um ano e prevê a gestão de cerca de 25 mil toneladas de lamas, destacando-se pela sua abordagem de economia circular. Este resíduo será transformado em fertilizante para solos agrícolas, promovendo a reutilização de matéria orgânica e nutrientes, e reduzindo, assim, a necessidade de fertilizantes minerais.
Ricardo Silva, Responsável de Tratamento da PreZero Portugal, salienta que “o tratamento adequado destas lamas é fundamental para a saúde pública e para a proteção dos ecossistemas locais, visando a sua valorização de forma segura e sustentável”. Ricardo acrescenta, ainda, que a PreZero já assegura este serviço para a Águas e Energia do Porto desde 2020 e que “o consórcio PreZero/ Terra Fértil compromete-se a continuar as melhores técnicas disponíveis em todas as operações contratadas, desde a recolha ao transporte e valorização, garantindo que a aplicação agrícola do material final respeita integralmente as normas de segurança e qualidade ambiental”.
Com mais de 30 anos de experiência na gestão de lamas de ETAR, a PreZero Portugal é detentora de duas instalações de tratamento situadas a norte e a sul do país – a Valor-Rib e a Plataforma da Carregueira – onde são tratadas cerca de 80.000 toneladas e produzidas, anualmente, aproximadamente 19.000 toneladas do composto agrícola Terramais, um composto de marca própria, de alta qualidade e rico em nutrientes para a agricultura.








































