Certificada pela AENOR, a PreZero Portugal torna-se, assim, a única no país a obter a certificação LEAN na gestão (operação e manutenção) do Tratamento Mecânico de resíduos urbanos, neste caso em concreto, localizada no CITERPB – Centro Integrado de Tratamento e Eliminação de Resíduos do Planalto Beirão.
O modelo Lean na PreZero é uma alavanca essencial para promover uma mudança cultural, com foco na eficiência, melhoria contínua e na criação de ambientes mais seguros.
Com este objetivo, a empresa pretende implementar uma metodologia comum nos centros de trabalho, baseada em cinco ferramentas principais: Metodologia 6S, Painel de organização da Produção (Matriz de Polivalência), Ferramenta KAIZEN (propostas de melhoria), Indicadores de monitorização e Painel de organização da manutenção.
Tiago Borges, Administrador Delegado da PreZero Portugal, considera que “conquistar a certificação ISO 18404 não só valida os nossos processos de gestão de Lean e Six Sigma como fortalece a posição da PreZero no mercado nacional como referência em qualidade e eficiência”, e salienta que “o trabalho e a dedicação das equipas envolvidas neste processo foram essenciais para atingir este objetivo que consolida a nossa capacidade de entregar resultados consistentes e sustentáveis aos nossos clientes”.
A metodologia Lean Management é uma das ferramentas mais relevantes para a melhoria de processos em ambientes industriais. “Permite-nos reduzir o tempo de execução das tarefas, melhorar a rentabilidade das instalações, aumentando a sua produtividade e disponibilidade, bem como garantir a segurança das operações”, acrescenta Juan Rubio, Diretor de Engenharia e Operações da PreZero Portugal.







































