O programa United Nations – Portugal Ocean Fellowship foi distinguido na Environment Category dos 2025 SIDS Partnerships Awards. Este reconhecimento reforça o seu contributo internacional para capacitar altos funcionários de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, no acrónimo em inglês) e outras nações em desenvolvimento na governação sustentável do oceano e no desenvolvimento da economia azul.
O United Nations – Portugal Ocean Fellowship é um programa organizado pelo Governo português, em parceria com a Fundação Oceano Azul, e o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (em inglês UN-DESA), dirigido a responsáveis de alto nível de países em desenvolvimento, em particular para SIDS, oferecendo formação personalizada em governação do oceano, conservação marinha e economia azul sustentável. O programa aborda desafios críticos destes Estados, como a sua especial vulnerabilidade face aos impactos das alterações climáticas e a necessidade de reforço de capacidades técnicas e institucionais que facilitem uma governação marinha mais robusta, promovendo, simultaneamente, a colaboração entre pares e a criação de uma rede de alumni que incentive a partilha de experiências e conhecimentos.
Desde a primeira Edição, em 2024, o programa já formou 50 participantes de 43 países, incluindo 18 Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, através de um total de 60 sessões temáticas conduzidas por 44 oradores nacionais e internacionais.
A distinção nos SIDS Partnerships Awards 2025 vem destacar o impacto global do programa e a importância da cooperação internacional para a promoção de soluções sustentáveis para os desafios do oceano. Além disso, confirma a relevância e o impacto do United Nations – Portugal Ocean Fellowship como referência internacional na capacitação em governação do oceano e economia azul, reforçando a posição de Portugal como parceiro estratégico no fortalecimento das capacidades dos Estados mais vulneráveis para enfrentar os desafios globais do oceano e do clima.









































