A campanha de reciclagem “Quartel Electrão” já mobilizou, desde janeiro, o país para a entrega de mais de 2.300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, envolvendo também um número recorde de Quartéis, com 224 associações inscritas na campanha.
Esta edição vai ser estendida até final do ano, de forma a garantir mais prémios para os soldados da paz. Os cidadãos podem entregar os seus resíduos num Quartel aderente até 31 de dezembro e contribuir para que os Bombeiros ganhem prémios com impacto real no terreno – incluindo um veículo ligeiro de combate a incêndios.
Além de cidadãos, também particulares, empresas, juntas de freguesias e câmaras municipais estão a mobilizar-se, cada vez mais, para ajudar os bombeiros das suas regiões.
“Entregar resíduos num Quartel Electrão é um esforço com um impacto real e imediato: protegemos o ambiente e equipamos quem nos protege”, afirma o Diretor Geral de Eléctricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado. “A importância dos parceiros é crescente. Mais de 20% das quantidades recolhidas no âmbito desta campanha resultam de parcerias com autarquias e empresas que entregam os seus resíduos ao Electrão, indicando que querem apoiar um quartel. Mais de 90 entidades já apoiaram os quartéis desta forma”.
Primeiro prémio é um veículo de combate a incêndios
As associações humanitárias de bombeiros voluntários aderentes à campanha recebem várias contrapartidas de acordo com as quantidades recolhidas. O quartel que reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo ligeiro de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 10 mil euros em equipamentos de proteção individual e o terceiro 5 mil euros.
Mas há também prémios a atribuir por região, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1 500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 250 euros por cada tonelada de pilhas e baterias. Está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 20 toneladas.
Desde o arranque da campanha, há 14 anos, o Quartel Electrão já permitiu a recolha e envio para reciclagem de cerca de 17 mil toneladas de pilhas e baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.
No total, foram atribuídos aos bombeiros cerca de 1,8 milhões de euros em prémios e entregues nove viaturas: quatro ambulâncias de transporte de doentes e cinco viaturas ligeiras de combate a incêndios.







































