A Repsol alcança um novo marco tecnológico ao produzir gasolina 100% renovável em escala industrial no seu complexo de Tarragona, em Espanha. Este novo produto é compatível com veículos a gasolina, sem necessidade de modificações, além da sua utilização reduzir as emissões líquidas de CO2 em mais de 70% em relação à gasolina convencional.
A Gasolina Nexa 95 de origem 100% renovável já está disponível em 20 postos de serviço da Comunidade de Madrid e da Catalunha, e prevê-se que chegue a 30 até ao final deste ano, em cidades como Tarragona, Valência, Saragoça e Bilbau.
Para descarbonizar a mobilidade, a Repsol aposta num modelo que combina todas as soluções que reduzem as emissões, como combustíveis renováveis, eletrificação, AutoGas e hidrogénio renovável que a empresa está a desenvolver. A visão da empresa é que todas as opções energéticas, incluindo combustíveis convencionais combinados com motores ultraeficientes, devem ser consideradas para garantir o abastecimento, atender às necessidades de cada cliente e reduzir as emissões de gases de efeito estufa da forma mais rápida e eficiente possível em termos de custos.
A Repsol já possui a primeira fábrica da Península Ibérica que produz combustíveis 100% renováveis em grande escala em Cartagena, mais concretamente, combustível sustentável para aviação (SAF) e diesel renovável. Em 2026, irá adicionar uma segunda fábrica no seu centro de Puertollano, com capacidade para produzir cerca de 200 mil toneladas anuais de combustível 100% renovável destinado à mobilidade rodoviária e marítima.
A empresa tem parcerias para o fornecimento de combustíveis renováveis com empresas no setor do transporte rodoviário pesado em Espanha e Portugal, como a Scania, Grupo Sesé, XPO, Serveto, Havi, Joanca, Carreras, Rhenus e Luis Simoes, que têm clientes finais como a Coca Cola, Freixenet e Seat.







































