O Roteiro PINUS 2025 arrancou de forma dinâmica no início do verão, com visitas de campo e ações de capacitação técnica em cinco regiões, envolvendo mais de cem participantes. Em setembro, regressa ao pinhal-bravo, convidando proprietários florestais, técnicos com funções de gestão em pinhal e dirigentes associativos a participar na nova programação, que se estende de norte a sul do país.
O objetivo desta iniciativa do Centro PINUS e do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo é a divulgação de conhecimento técnico incentivando a gestão florestal profissional e a valorização do pinheiro-bravo.
A nova etapa do Roteiro PINUS prossegue até outubro e inclui, entre os vários temas, uma visita de campo que mostra como os drones estão a revolucionar a rearborização dos pinhais, bem como um workshop que reforça o conhecimento sobre o mercado da madeira de pinho, reforçando o potencial económico deste recurso.
A iniciativa abordará também boas práticas de gestão florestal, como o aproveitamento da regeneração natural e o reforço da sanidade dos povoamentos, contribuindo para a resiliência e sustentabilidade dos pinhais.
A participação é gratuita mediante inscrição (vagas limitadas).
- 02/09: Jornada técnica e visita de campo “Sanidade em pinhal-bravo”, Herdade da Comporta, Alcácer do Sal
- 10/09: Visita de Campo “Boas práticas silvícolas em pinhal-bravo”, Baldio de Alvoco da Serra, Seia
- 03/10: Visita de Campo “Rearborização de áreas ardidas com tecnologias inovadoras”, São Vicente da Beira, Castelo Branco
- 22/10: Visita a “Campo experimental de gestão de regeneração natural de pinheiro-bravo”, Baldio de Valdegas
- 24/10: Workshop técnico “Mercados da madeira de pinho”, Sertã









































