A S317 Consulting em parceria com o fundo de capital de risco Touro Next acaba de adquirir uma participação qualificada no capital da Effizency, juntando-se à EDP e restantes fundadores. A Effizency é uma empresa tecnológica de referência na automação e digitalização de processos de venda de serviços de energia. Com esta operação, a S317 Consulting reforça o seu posicionamento enquanto consultora full service de sustentabilidade incorporando no seu portfólio de serviços uma solução tecnológica essencial para acelerar a transição energética, em qualquer geografia.
Fundada em 2019, a Effizency, um spin off da EDP, é uma empresa portuguesa focada na transformação digital e que se posiciona como um acelerador da transição energética. O modelo de operação da empresa implica a configuração e disponibilização de um software as a service que permite a avaliação dos diversos contextos de utilização de energia dos clientes e a produção de propostas técnicas e comerciais precisas, ágeis e eficientes, sem intermediários e com um nível simplificado de procedimentos.
A Effizency foi criada para ajudar a acelerar o rollout de serviços de energia, que simplificam e aceleram os processos de transição energética no mercado residencial, comercial e industrial. Esta plataforma digital automatiza o dimensionamento técnico, a precificação, o cálculo de benefícios energéticos e económicos e a criação de propostas de serviços de energia, desde sistemas descentralizados de energia solar fotovoltaica e bombas de calor, a sistemas de carregamentos de veículos elétricos.
Desenvolvida para responder às necessidades de empresas de energia, instaladores e outras empresas do sector de serviços de energia, a plataforma de vendas permite às equipas comerciais gerar propostas técnicas e comerciais completas, com a identidade visual da empresa, de forma rápida e simples, eficiente e escalável, eliminando a dependência de ferramentas dispersas ou procedimentos manuais. Em simultâneo, possibilita a simulação de cenários financeiros em tempo real, incorporando diferentes modalidades de pagamento, incluindo o cálculo e suporte à decisão de investimento em contratos de compra de energia (PPA) de ativos descentralizados.
Configurada e estruturada em módulos específicos, adaptados às diferentes áreas da transição energética e à sua aceleração em várias etapas da cadeia de valor, a plataforma da Effizency pode também ser configurada pelas empresas de serviços de energia para disponibilizarem, aos seus clientes finais, simuladores digitais que permitem o cálculo inicial e automatizado do potencial dos serviços de energia e a obtenção, no imediato, de propostas pré-qualificadas, com elevado nível de precisão. A Effizency veio suprir uma necessidade de mercado e, para além de ser utilizada por unidades de negócio do grupo EDP em vários países, nomeadamente para acelerar a venda de soluções como o solar, conta já com mais de 4 000 utilizadores ativos, em 12 países, onde está a assumir um papel essencial na venda de serviços de energia, para várias empresas líderes europeias.
Luís Oliveira, CEO da Effizency, explica que “a Effizency é a plataforma ideal para as empresas que vendem serviços de energia – nos mercados residencial e empresarial – e pretendem simplificar e acelerar a sua atividade comercial. No mercado residencial distingue-se no desenvolvimento de simuladores digitais, onde clientes finais podem obter, no imediato, propostas iniciais precificadas, de forma intuitiva, rápida e com elevados níveis de precisão que conseguimos com tecnologia, data science e machine learning. No mercado empresarial, para além do dimensionamento técnico e criação automática de propostas, a plataforma permite às equipas comerciais a modelação financeira em tempo real, permitindo ofertas onde cliente final não necessita de realizar investimento inicial, como, por exemplo, contratos de energia solar (PPA). Com este investimento pretendemos acelerar e melhorar a forma como disponibilizamos a plataforma a mais empresas e com mais oferta de serviços, estar na linha da frente da investigação em novos serviços de energia e eficiência energética e ser referência na missão de acelerar a transição energética com software e novas tecnologias que tornam processos de negócio, operacionais e técnicos mais eficientes”.
Já Filipe Morais de Vasconcelos, CEO da S317 Consulting, acrescenta que “a integração da Effizency no ecossistema do grupo representa um reforço estratégico do nosso portfólio, ao acrescentar um pilar tecnológico altamente eficiente à nossa capacidade de promover a transformação digital nos processos ligados à transição energética. Com esta integração, o grupo consolida um universo completo de competências, experiência e áreas de intervenção — desde a definição de estratégias, enquadramento regulatório e compliance, até à implementação de medidas de mitigação e adaptação, passando ainda por iniciativas de inovação social e mobilização. Tudo isto com capacidade de atuação em múltiplas geografias”.







































