Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) já fazem internamente a recolha da totalidade dos resíduos urbanos indiferenciados (RUI) no concelho. A grande alteração é que agora a recolha dos contentores enterrados e semienterrados passa a ser um serviço feito diretamente por esta entidade, prosseguindo um dos objetivos que é a internalização de atividades e que permite reduzir custos.
Para assegurar a recolha adicional destes atuais 300 contentores, os SMS investiram mais de 582 mil euros na aquisição de duas viaturas com caraterísticas específicas para este tipo de contentores, de 26 toneladas de peso bruto e com grua, mas que também podem ser utilizadas na recolha de outros contentores. Houve também um reforço das equipas com a contratação de 13 pessoas para as funções de motorista e cantoneiro.
Para já, e dando resposta aos comentários dos munícipes, a recolha em Azeitão passou a ser feita em horário diurno. Outros ajustes podem vir a ser realizados sempre visando o aumento da eficiência e a melhoria da qualidade do serviço prestado à população.
Estes contentores têm elevada capacidade de armazenamento, com capacidade de deposição de 3 mil e de 5 mil litros, e por isso estão localizados em áreas urbanas com maior densidade populacional, nomeadamente nas freguesias de São Sebastião, na União de Freguesias de Setúbal e em Azeitão. De salientar que são recolhidas 42 toneladas por dia de resíduos urbanos indiferenciados só nestes contentores enterrados e semienterrados. No total, os SMS recolhem diariamente, em média, 135 toneladas de RUI.
O apelo da entidade, considerando as elevadas quantidades do chamado “lixo comum”, é que os cidadãos façam a separação correta dos resíduos e que optem sempre que possível pela reutilização e reciclagem.









































