Os SMAS de Leiria estão a modernizar a rede de abastecimento com a expansão do sistema de telemetria, prevendo a instalação de 5.500 novos contadores inteligentes até abril de 2026. Este empreendimento representa um investimento de cerca de 890 mil euros.
O projeto arrancou em outubro de 2025 e encontra-se atualmente na segunda fase, com conclusão prevista para 19 de dezembro deste ano.
Com esta expansão, o sistema abrangerá cerca de 2.200 prédios, localizados na zona centro de Leiria e na Quinta de Santo António, consolidando o objetivo de garantir uma rede moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro.
A tecnologia de telemetria permite a leitura remota e em tempo real dos consumos de água, garantindo maior eficiência e sustentabilidade no serviço prestado. Os novos contadores eliminam a necessidade de leituras manuais e de estimativas na faturação, assegurando valores reais de consumo e permitindo a deteção precoce de fugas e anomalias. Tal reduz as perdas de água e potencia uma gestão mais sustentável dos recursos.
Esta iniciativa teve início em 2021 com um projeto-piloto que envolveu a substituição de 800 contadores inteligentes na cidade de Leiria. Os resultados foram expressivos: em apenas seis meses, as perdas reais de água diminuíram em 76%.
Paralelamente, os SMAS de Leiria têm apostado na setorização da rede de abastecimento, através da criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC), equipadas com caudalímetros que permitem monitorizar o consumo e identificar rapidamente eventuais fugas. Atualmente, o sistema de abastecimento conta com 23 ZMC distribuídas pelas 13 zonas de abastecimento do concelho.









































