A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” aos SMAS de Paredes, que recebem a distinção pela primeira vez.
A empresa consta da lista de 72 câmaras e empresas municipais distinguidas pela ERSAR e que abrangem cerca de metade (50,9%) da população de Portugal continental.
Segundo a ERSAR, as entidades dos concelhos galardoados cumpriram todos os critérios previstos, entre eles “100 % de cumprimento do número de análises agendadas no Programa de Controlo da Qualidade da Água” e “99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli)”.
Os selos serão entregues na Cerimónia ERSAR, relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, no próximo dia 18 de novembro, em Santa Maria da Feira.
Recorde-se que os SMAS de Paredes foram fundados pela deliberação da Assembleia Municipal, em 28 de dezembro de 2020, com efeitos imediatos após o resgate do contrato de concessão de 2001 com a empresa AP — Águas de Paredes SA. Com a criação dos serviços municipalizados o município assumiu a gestão direta dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água e o saneamento dos efluentes do concelho.







































