Chegou ao mercado português a OWNEST, a nova promotora imobiliária que promete transformar o setor da construção em Portugal. A empresa distingue-se por privilegiar a utilização da tecnologia LSF (Light Steel Framing).
Este sistema moderno de construção utiliza estruturas em aço leve galvanizado em vez de tijolo ou betão. Estas
estruturas são produzidas em fábrica com grande precisão e depois montadas no terreno como um sistema modular.
“É uma forma de construir mais limpa, rápida e sustentável, que reduz significativamente o desperdício e o impacto ambiental”, diz a promotora imobiliária, acrescentando que a “grande parte da construção é feita em ambiente controlado, o que reduz erros e atrasos”.
Quando os materiais chegam à obra, o processo é quase como montar um “lego técnico”: rápido, eficiente e com muito menos imprevistos. Em comparação com o método tradicional, consegue-se reduzir o tempo de construção em cerca de 40% a 60%.
Assim, esta tecnologia permite menos desperdício, menos consumo de água, visto que não é uso cimento ou betão como base principal, menor impacto no terreno, sendo menos agressivo para o solo e melhor isolamento, o que reduz a necessidade de gastar energia em climatização. Além disso, todo o aço utilizado pode ser reaproveitado no futuro.
E no pós-construção, esta sustentabilidade mantém-se?
“Sim, e é uma das grandes vantagens do LSF. As casas mantêm-se energeticamente eficientes ao longo do tempo. Têm melhor isolamento, menor consumo energético, ventilação controlada e estão preparadas para integrar energias renováveis, como painéis solares. Isto permite reduzir a fatura energética e manter um estilo de vida mais ecológico durante décadas”, explica a OWNEST.
Esta tecnologia, em Portugal, está a começar a ser aplicada junto aos núcleos urbanos de maior densidade como Grande Lisboa, Braga, Porto e Coimbra.
Para além da construção em LSF, a OWNEST adota práticas sustentáveis em toda a sua operação, começando por trabalhar com materiais certificados e fornecedores locais sempre que possível.
“Incorporamos em todos os projetos equipamentos altamente eficientes, (classe A, A+, A++ e A+++), desde mais pequeno eletrodoméstico que fazem parte do nosso fornecimento, passando por exemplo pela bomba de calor par aclimatizar e produzir agua quentes ou mesmo pelo sistema de controlo e gestão da qualidade do ar interior dos nossos edifícios. Por outro lado damos sempre primazia aos sistema de eficiência passivos, ou seja, aqueles que sem qualquer consumo de energia mantem a conforto térmico, refiro por exemplo o super isolamento térmico que envolve todos os nossos edifícios com recurso a painéis PASSIVEHOUSE da marca MULTIPANEL”, explica.
Também cada obra é planeada para gerar o mínimo de resíduos, fazendo separação e reciclagem sempre que possível.
“Apostamos fortemente na formação continua de todos os nossos colaboradores, acreditamos que o conhecimento de todo o nosso ecossistema nos ajuda a melhorar e a crescer. Portanto, toda a nossa atividade tem sempre por base a filosofia Lean, para que consigamos estar sempre em procura a forma mais eficiente para cada uma das atividades”, conclui a OWNEST.









































