É muito positivo o balanço da TRATOLIXO nos primeiros cinco meses de 2025, ao registar aumentos expressivos em termos de recuperação de materiais, resultado do investimento na reestruturação de processos, nas instalações e equipamentos.
Deste modo, entre os meses de janeiro e maio, “alcançámos um aumento de 30% na recuperação de matéria orgânica e 56% dos outros valorizáveis, consequência da alteração de funcionamento da Central Industrial de Tratamento de Resíduos Sólidos (Tratamento Mecânico), situada no Ecoparque de Trajouce, passando a trabalhar com três turnos (em vez de dois), com paragens programadas para manutenção e limpeza técnica”, revela Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.
Por outro lado, tendo por objetivo potenciar também a recuperação dos metais ferrosos, a TRATOLIXO relocalizou o separador magnético da unidade de Trajouce, o que já resultou num aumento de cerca de 50% da recuperação destes materiais.
Já em relação às embalagens PET garrafa, a TRATOLIXO assinala um aumento de 12% na recuperação deste material, neste 5 primeiros meses do ano, devido à instalação de uma nova tecnologia num dos separadores óticos na Central de Triagem de Embalagens.
Com o intuito de aumentar ainda a recuperação de valorizáveis e face ao potencial grau de valorização dos rejeitados do processamento na fábrica de Trajouce, estão em curso a aquisição e instalação de novos equipamentos, nomeadamente braços robóticos para recuperação de valorizáveis que não foram recuperados no separador ótico, assim como a instalação de um aspirador de filme. Estes novos equipamentos começarão a dar os primeiros resultados no início do segundo semestre deste ano.
“Com mais de 35 anos de atividade, na TRATOLIXO apostamos no rigor, na eficiência e numa equipa com mais de 300 trabalhadores que garantem o cumprimento das metas definidas para as diferentes áreas. A nossa visão baseia-se no pressuposto de garantir um funcionamento operacional otimizado das instalações, promovendo a melhoria contínua da nossa atividade. O investimento em tecnologia e em processos mais eficientes representam um aumento da produtividade, impulsiona o crescimento sustentável e aumenta a capacidade competitiva da empresa. Nesse sentido, temos realizado vários investimentos em tecnologias inovadoras e em alterações na operação, sendo que os resultados positivos estão à vista”, explica o Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, Nuno Soares.
Num mundo em constante mudança, é fundamental acompanhar a evolução do mercado, por isso a TRATOLIXO trabalha todos os dias na procura de novas soluções e tem como premissas da sua atuação, a excelência operacional, a inovação e o compromisso com o futuro sustentável.









































