A TRATOLIXO, através de processos inovadores e eficientes, transforma os resíduos orgânicos numa fonte de energia renovável. Na Central de Digestão Anaeróbia da Abrunheira, através do tratamento biológico dos resíduos orgânicos, é produzido biogás, cuja composição é maioritariamente metano, um gás da família dos hidrocarbonetos que é introduzido em motogeradores para produzir energia eléctrica, que é posteriormente injetada na Rede Elétrica Nacional (REN).
A média anual de energia elétrica produzida está na ordem dos 20.000 MWh. Desde 2022, em 13 anos, a TRATOLIXO já produziu 233.966 MWh. A produção de energia renovável na TRATOLIXO permite o abastecimento elétrico continuo de 15.000 pessoas. Nos próximos anos, a TRATOLIXO prevê aumentar a produção de energia e abastecer cerca 23.000 pessoas.
“A implementação de medidas que mitiguem as alterações climáticas é fundamental para travar consequências negativas. Na TRATOLIXO implementamos várias medidas, em que se inclui a redução de consumos energéticos, que têm por objetivo a poupança de custos e a defesa do ambiente”, afirma Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.
A TRATOLIXO está continuamente a implementar várias medidas de redução de consumo energético. Nas instalações de Trajouce existem painéis solares térmicos para a produção de águas quentes sanitárias e painéis fotovoltaicos, cuja expansão está em estudo, sendo a produção de energia fornecida por estes totalmente para autoconsumo.
Ao nível da iluminação exterior e interior, diversas luminárias foram substituídas pela tecnologia LED, que representa uma poupança energética estimada de 100.000 kWh/ano. Esta medida de poupança energética terá continuidade nas diversas instalações.
Para mitigar as emissões de CO2, a TRATOLIXO mantém um constante reforço da modernização de equipamentos, adquire viaturas e/ou equipamentos energeticamente mais eficientes, implementa soluções de mobilidade mais sustentáveis, como a substituição de algumas viaturas ligeiras a gasóleo, para viaturas 100% elétricas e híbridas, disponibiliza postos de carregamento para este tipo de viaturas, o que permite economizar em muito o consumo energético da empresa.









































