Valorfito celebra 10º aniversário com entrega dos Prémios Valorfito 2015

Valorfito celebra 10º aniversário com entrega dos Prémios Valorfito 2015

Categoria Ambiente, Resíduos

A Valorfito celebrou o seu 10º aniversário na cerimónia de entrega dos Prémios Valorfito 2015, realizada no passado dia 11 de março, no Centro Cultural de Cascais. Como já vem acontecendo há três anos, na cerimónia foram distinguidos vários Pontos de Retoma.

Em entrevista à Ambiente Magazine, António Lopes Dia, diretor geral da Valorfito, explicou que os prémios visam “fazer um reconhecimento público da atividade e da colaboração dos pontos de retoma para o sucesso do sistema. Ao fim e ao cabo eles são parte importante e decisiva”. Sobre a nova categoria a concurso, “Missão Impossível”, o responsável afirmou que “acabou por ter resultados interessantes” e que, por isso, deverá voltar no próximo ano.

No que toca aos desafios da Valorfito para o futuro, o responsável dá conta de que a empresa continua “à espera que nos concedam a nova licença para a gestão das embalagens vazias de biocidas e de sementes, que estamos à espera há já três anos, para pensarmos em sermos mais amplos no que respeita às embalagens de fertilizantes”.

Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente da ANIPLA, Richard Borreani, sublinhou o “contributo do Valorfito para a mudança de imagem da agricultura portuguesa, hoje mais limpa”, considerando que “a correta gestão das embalagens vazias é um dos pontos mais importantes na preservação do meio ambiente”. O presidente da Groquifar, António Sevinate Pinto, por sua vez, felicitou o “projeto notável” que é a Valorfito e destacou a importância do setor da proteção das plantas na garantia da produção de alimentos e na preservação do meio ambiente.

Nos últimos 10 anos, o trabalho da Valorfito tem sido notável: 2.336 toneladas de embalagens retomadas, 840 Pontos de Retoma aderentes e uma Taxa de Retoma próxima dos 50% (em 2015). “A taxa de retoma tinha sido 38% o ano passado, temos vindo a crescer nos últimos anos.”, acrescentou o responsável.

 

Pontos de Retoma satisfeitos com a Valorfito

Na mesma ocasião foram revelados os resultados de um inquérito aos Pontos de Retoma, que se realizou no último trimestre de 2015. Os resultados mostram que estes se estão em geral satisfeitos com a Extranet Valorfito (91%), com o processo de levantamento das embalagens (77%) e com o apoio prestado pelo Sistema (78%). À pergunta “Qual o destino das embalagens não entregues”, 31% respondeu “Queimam-nas” e 23% “Deitam no Lixo”, o que remete para a necessidade de prosseguir o trabalho de sensibilização. Os inquiridos consideram ainda que o Valorfito deve ser responsável por outros resíduos da agricultura, já que a maioria dos Pontos de Retoma respondeu que as embalagens vazias de adubos e corretivos e os produtos obsoletos devem ser geridos pelo Valorfito.

 
Conheça os vencedores dos Prémios Valorfito 2015:

PRÉMIOS NACIONAIS

Prémio Cooperativa

Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches

Prémio Missão Impossível

Zona Agro

 

PRÉMIOS REGIONAIS

Algarve e Ilhas

Messinagro (Quantidade)

Marreiros (Crescimento)

Alentejo

Protejagro (Quantidade)

Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches (Crescimento)

Ribatejo

Borrego Leonor e Irmão (Quantidade)

Orivárzea (Crescimento)

Oeste

Neovale (Quantidade)

Coopeniche (Crescimento)

Interior Norte

Mário Teixeira da Silva Lda (Quantidade)

Zona Agro (Crescimento)

Litoral Norte

J. Oliveira & Domingues Lda (Quantidade)

Cooperativa Agrícola do Bebedouro (Crescimento)