Realiza-se hoje, dia 22 de maio, o XV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, uma organização da APEMETA em parceria com a ESGRA, que decorre no Auditório do IAPMEI, em Lisboa. Paulo Praça, presidente da ESGRA e diretor geral da Resíduos do Nordeste, participou da sessão de abertura e fez questão de salientar, perante a presença do ainda secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, “o reconhecimento do trabalho feito nesta legislatura e desejar sucessos nas temáticas deste setor para a próxima legislatura”.
O orador optou por destacar dois pontos que considera particularmente marcantes. Por um lado, referiu, o assumir de uma decisão “difícil que se arrastava há uma década” relativamente ao SIGRE e aos valores de contrapartida. Paulo Praça frisou que “finalmente começaram a produzir-se mudanças”, defendendo que “as mudanças são necessárias, nem sempre agradam a todos, mas é com mudança que o país e o setor avançam”.
Em segundo lugar, o presidente da ESGRA destacou o Plano de Ação TERRA – Transformação Eficiente de Resíduos em Recursos Ambientais, o qual espera que seja “efetivamente de ação”. O responsável sublinha que foi feito um “trabalho notável, com o envolvimento de todos, que ficou materializado num relatório que é uma boa base de trabalho para enfrentarmos os desafios que o setor nos coloca”.
Por Inês Gromicho







































