Emirates apresenta técnica de limpeza de aviões amiga do ambiente

Emirates apresenta técnica de limpeza de aviões amiga do ambiente

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Emirates apresentou uma técnica de limpeza de aviões amiga do ambiente, que permitiu à companhia aérea poupar milhões de litros de água por ano. A Emirates usa a técnica aircraft drywash para fazer a limpeza do avião que, tal como o nome indica, pouca ou nenhuma água está envolvida no processo de limpeza dos aviões, contrariamente aos métodos convencionais de limpeza, que normalmente implicam o uso de milhares de litros.

Durante cada voo, um avião acumula pó e sujidade na sua superfície externa. Além do avião parecer sujo e menos apelativo, a sujidade que se acumula na superfície leva a um aumento do combustível consumido, tornando o avião mais pesado e menos aerodinâmico. Normalmente, os aviões são limpos com água a alta pressão, entre quatro a cinco vezes por ano. No entanto, em média, esta técnica implica, por limpeza, a utilização de mais de 11 300 litros de água para limpar um A380 e mais de 9 500 litros para um Boeing 777.

Desde o início de 2016 que a Emirates tem usado uma técnica de limpeza a seco para limpar a sua frota, composta por mais de 250 aviões. Para este processo, é necessária uma equipa de 15 funcionários e 12 horas para limpar o A380, e aproximadamente 9 horas para limpar um Boeing 777.

O principal objetivo da Emirates é tornar-se uma companhia aérea ambientalmente responsável. Além da adoção da limpeza a seco nos seus aviões, a companhia aérea aplicou uma série de outras iniciativas de eficiência energética nas suas operações. Veja o vídeo de um A380 a ser limpo através desta técnica de limpeza a seco, no hangar da Emirates Engineering, no Dubai.