ICP expande Certificação Investor Ready Energy Efficiency a novos projetos

ICP expande Certificação Investor Ready Energy Efficiency a novos projetos

O Investor Confidence Project (ICP) Europe, anunciou que a certificação Investor Ready Energy Efficiency™ (IREE), anteriormente apenas vocacionada para projetos de eficiência energética no setor dos edifícios, passará a ser aplicável a projetos de eficiência energética na indústria, iluminação pública e redes urbanas de calor e frio. Esta extensão do âmbito da certificação recebeu o apoio financeiro do programa-quadro Horizonte 2020 da União Europeia.

O ICP visa a standardização de projetos de eficiência energética através da utilização das melhores práticas existentes, de modo a tornar os projetos mais atrativos para todo o tipo de investidores. “A utilização dos protocolos ICP nos projetos com certificação IREE, que foram objeto de verificação e validação independente por entidades devidamente credenciadas, promove a redução dos custos de transação e aumenta a confiança na concretização das poupanças, potenciando o envolvimento de capital privado e o aumento dos investimentos em eficiência energética a nível global”, referem em comunicado.

A expansão será realizada por um consórcio de entidades europeias, que inclui a consultora nacional RdA Climate Solutions a operar em Portugal e Espanha, a EnergyPro Ltd e a Verco no Reino Unido, a Serimus na Alemanha, e a Denskatt na Áustria e Bulgária, bem como o Energy Efficiency in Industrial Processes (EEIP) e o GRESB. O consórcio trabalhará no desenvolvimento dos novos protocolos de desempenho energético aplicáveis aos novos setores, referenciando as melhores práticas existentes.

Em 2016, a Comissão Europeia citou os protocolos do ICP Europe como “melhor prática”, para maximizar o desempenho ambiental em edifícios e promover o interesse e confiança dos investidores em projetos de eficiência energética em edifícios, aquando da atualização da sua política energética. O Green Business Certification Inc. (GBCI) em parceria com o Environmental Defense Fund (EDF), anunciaram uma visão estratégica comum de modo a desenvolver e promover o Investor Confidence Project (ICP) como o principal standard global para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética. Na sequência desta estratégia o ICP passou a integrar o portfólio do GBCI, que inclui sistemas como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) ou o Global Real Estate Sustainability Benchmark (GRESB), com o objetivo de aumentar o nível de investimento na eficiência energética.