Torre Oriente ganha certificação Leed Gold

Torre Oriente ganha certificação Leed Gold

A Torre Oriente, sob gestão da CBRE e propriedade da Union Investment, acaba de receber a certificação LEED Gold, um dos mais reconhecidos certificados internacionais que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o seu design, construção, operação e manutenção. Esta é a primeira certificação obtida em Portugal na categoria de edifícios existentes.

O edifício encontra-se inserido no programa internacional Premier Property da CBRE, um conceito de gestão de edíficios que tem como prioridades a atenção aos detalhes e a qualidade do serviço, que transmitem a sensação de hotel de cinco estrelas estrelas a quem utiliza ou visita a Torre Oriente. A assessoria para esta certificação foi realizada pela CBRE, que realizou ajustamentos de procedimentos que permitiram tornar o edifício mais sustentável.

“A nossa aposta na transformação da Torre Oriente traduz-se em resultados muito positivos para os inquilinos e visitantes mas, também, como revela esta certificação, para o ambiente”, declara Luís Teodoro, diretor de Gestão de Ativos Imobiliários da CBRE, citado em comunicado. “A Torre Oriente é o primeiro edifício a obter a certificação LEED Gold na categoria de edifícios existentes e o quarto edifício com atribuição LEED em Lisboa, algo que nos enche de orgulho e mantém motivados para fazer mais e melhor no âmbito da sustentabilidade e gestão energética”, acrescenta o mesmo responsável.

Desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, o programa LEED apresenta-se como um quadro que identifica, implementa e avalia a sustentabilidade do design, construção, operação e manutenção de edíficios e bairros, servindo como ferramenta orientadora e mecanismo de avaliação neste âmbito. O sistema de rating implementado pelo LEED visa edíficios comerciais, institucionais e residenciais.

A Torre Oriente é a primeira Premier Property em Portugal, um programa internacional da CBRE do qual fazem parte edifícios como o City Point, em Londres, Tour First, em Paris, The Edge, em Amesterdão ou a Torre Shanghai, na China. Desde o início do programa na Torre Oriente a consultora imobiliária levou a cargo uma renovação que abrangeu o lobby principal, os acessos ao estacionamento e o rebranding do edifício.