Universidade do Algarve homenageia Mário Ruivo com conferência internacional

Universidade do Algarve homenageia Mário Ruivo com conferência internacional

A Universidade do Algarve vai organizar, nos dias 13 e 14 de novembro, uma conferência de homenagem ao Professor Mário Ruivo. Com esta iniciativa, a Universidade pretende  evocar o contributo deste biólogo marinho, Doutor honoris causa pela UAlg, para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias marinhas, com impactos notáveis a nível nacional e internacional.

Adotando um dos lemas do Professor Mário Ruivo, a conferência terá como mote o “Desenvolvimento sustentável dos oceanos: uma utopia útil”.

Além das intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, está prevista a participação de várias individualidades internacionais, que colaboraram com Mário Ruivo, tais como Vladimir Ryabinin, secretário-geral da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, Jean Pierre Levy, ex-diretor de Divisão das Nações Unidas para Assuntos do Oceano e do Direito do Mar e, Patrício Bernal, antigo Secretário Geral do COI da UNESCO.

Durante dois dias, os diversos painéis da conferência incidirão sobre temas nacionais, designadamente sobre os diversos aspetos integrados na Agenda de Investigação e Inovação para o Mar, proposta no âmbito da FCT.