10.º Encontro anual da ELECPOR discute os desafios da descarbonização

10.º Encontro anual da ELECPOR discute os desafios da descarbonização

Categoria Ambiente, Energia

A temática da descarbonização está em destaque no 10.º Encontro anual da ELECPOR -Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico, que se realiza dia 16 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Hotel InterContinental Lisboa, tendo como o tema “Os desafios da descarbonização – Transição energética ou disrupção energética”.

O tópico de discussão deste ano decorre das recomendações da Comissão Europeia – Pacote para uma energia limpa (tema do Encontro de 2017) –, que visam acelerar a transição para uma economia energética “descarbonizada”, ao reformular a configuração e forma de operação do mercado eléctrico na União Europeia.

Na primeira parte do Encontro haverá duas intervenções: a primeira, a cargo de Jorge Sanz, actual director da empresa NERA (Madrid), que abordará as “Conclusões da Comissão de Peritos sobre a Transição Energética em Espanha”. A segunda sobre “Como Revitalizar o Imposto sobre o Carbono e sinalizar correctamente a Descarbonização e Electrificação da Economia”, a cargo do Dr. A. Marvão Pereira, professor de Economia do College of William & Mary (EUA).

As conclusões e o encerramento da conferência ficarão a cargo do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes.