11 milhões para reabilitar a bacia do rio Jamor

11 milhões para reabilitar a bacia do rio Jamor

Os municípios de Sintra, Amadora, Oeiras e a empresa Parques de Sintra assinam hoje um acordo, no Palácio Nacional de Queluz, para criar o “Eixo Verde e Azul”, um programa para reabilitar a bacia hidrográfica do rio Jamor e a área circundante do Palácio de Queluz.

A criação de novas áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave são as estratégias de intervenção do projeto intermunicipal “Eixo Verde e Azul”, refere o Correio da Manhã.

Numa primeira fase, o investimento estimado é de 11 milhões de euros e integra um conjunto de ações de forma a promover a melhoria da qualidade da água do Jamor e o controlo dos caudais para assegurar a segurança das pessoas e bens nas áreas sujeitas a risco de inundações. O projeto pretende criar e consolidar um eixo ecológico ao longo do rio Jamor, de modo a melhorar o acesso à natureza, ao património cultural, com a criação de um circuito de mobilidade suave através dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras. Segundo a autarquia de Oeiras, a reabilitação do rio Jamor e afluentes vai desde a nascente até à foz.