246 mil euros para a reabilitação da ribeira da Archeira e dos rios Tinto e Torto

246 mil euros para a reabilitação da ribeira da Archeira e dos rios Tinto e Torto

Categoria Águas, Ambiente

O Município de Gondomar viu aprovado um apoio de 246 mil euros, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), para a reabilitação hidrográfica e valorização da ribeira da Archeira e dos rios Tinto e Torto.

Esta solução visa a melhoria da continuidade longitudinal e transversal do corredor ecológico, através da estabilização das margens fluviais e da valorização paisagística da biodiversidade, totalizando uma extensão de intervenção superior a 6 quilómetros.

O protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente foi assinado com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa. A representar o Município de Gondomar estava o presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e o vereador do Ambiente e espaços verdes, florestas e recursos naturais, José Fernando Moreira.

Este Fundo prevê o financiamento de intervenções de reabilitação de leitos e margens com recurso a técnicas de engenharia natural. O Município de Gondomar pretende que seja um projeto mais ambicioso, no sentido da valorização dos recursos ambientais, culturais e históricos, acrescentando que os próximos passos serão as intervenções nos rios Sousa e Ferreira.