280 árvores do Município de Gondomar vão receber tratamentos fitossanitários

280 árvores do Município de Gondomar vão receber tratamentos fitossanitários

Com vista a garantir a presença por muitos anos e, assim, garantir os benefícios que trazem para o cidadão, 280 árvores pertencentes à estrutura verde do Município de Gondomar irão receber tratamentos fitossanitários. Apenas 27 árvores estão indicadas para abate, lê-se no comunicado do município. 

Segundo o Município de Gondomar, pela segunda vez desde 2017, foram efetuadas avaliações às árvores de maior porte, instaladas em arruamentos, praças e parques com uma grande afluência de pessoas, com o objetivo de prevenir acidentes e, assim, garantir a manutenção destes seres vivos.

De acordo com essa avaliação foi determinado o tipo de intervenção a ser efetuado. Assim sendo, e porque as árvores são também seres vivos com princípio e fim, conclui-se que, de um conjunto de 307 árvores, 27 estão indicadas para abate, por não garantirem segurança e estabilidade necessárias, nomeadamente devido a lenhos pouco resistentes e níveis elevados de podridões. Além das árvores a abater, o município refere que as restantes 280 árvores irão sofrer intervenções – como podas de segurança e drenagem de cavidades – com vista a garantir a sua presença por muitos e longos anos e, assim, garantir que trazem benefícios para o cidadão.