62 municípios portugueses aderem ao Dia Europeu Sem Carros

62 municípios portugueses aderem ao Dia Europeu Sem Carros

Comemora-se hoje o Dia Europeu sem Carros, culminando a 16ª Semana Europeia da Mobilidade. Portugal viu aderirem ao projeto, este ano, 62 municípios e 65 localidades, superando o ano anterior (60 municípios), revela uma nota da APA – Agência Portuguesa para o Ambiente.

Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretendeu promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. As tecnologias de transporte inteligentes também facilitam essa partilha. Ao longo da semana as pessoas foram encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas.

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

Para que o compromisso do município não termine com a Semana, as autoridades locais aderentes demonstram que estão dispostas a investir no futuro e numa nova cultura da mobilidade e, implementaram medidas permanentes que representam benefícios reais e duradouros para as cidades ou vilas, medidas essas no âmbito de uma mobilidade sustentável e integradas numa política de transportes urbanos sustentáveis.

Este ano, 48 países e 2300 localidades decidiram aderir a esta iniciativa europeia, sendo que Portugal apresenta o registo de 62 municípios com 65 localidades, o que significa que serão acrescentadas mais medidas permanentes às 3375 medidas introduzidas em Portugal, desde a 1ª edição.