A Boa Energia é aquela que poupa

A Boa Energia é aquela que poupa

Categoria Ambiente, Energia

É uma plataforma onde toda a informação energética está reunida. Foi desenvolvida pela start-up portuguesa Boa Energia (que nasceu em 2012) e por uma empresa parceira. E está a ser usada em Portugal por uma empresa internacional de prestação de serviços auxiliares de diagnóstico médico, num projeto de eficiência energética, revela o Negócios.

“É uma plataforma que tem a capacidade de reunir no mesmo local todos os consumos, de todas as instalações”, explica Nuno Brito Joge, CEO da Boa Energia.

Esta solução, que está disponível online, pode também criar alertas que informam os gestores da plataforma caso os consumos fujam do padrão.

Além disso, a start-up está também a trabalhar para incluir um algoritmo “self-learning”. Este algoritmo, que ainda não está na solução empresarial, “aprende com os próprios comportamentos do cliente e é capaz de identificar qual é o aparelho que está a consumir energia em cada momento, sem ter que estar fisicamente ligado a esse aparelho”.

Este algoritmo está, para já, apenas disponível para as plataformas usadas pelos clientes domésticos. “Está em fase de piloto. Está a ser usado em cerca de 500 casas que foram selecionadas no âmbito de um projeto financiado pela ERSE”. Porém, as empresas portuguesas estão já a trabalhar no seu desenvolvimento para que possa ficar disponível para os clientes empresariais.