A RIU Hotels adere à campanha da ONU ao realizar mais de 20 limpezas do litoral no mundo

A RIU Hotels adere à campanha da ONU ao realizar mais de 20 limpezas do litoral no mundo

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente e sensibilizando a população sobre a poluição plástica, a cadeia internacional RIU Hotels & Resorts convidou os colaboradores e os clientes a participar em recolhas de lixo.

A RIU Hotels & Resorts juntou-se assim à campanha organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), #AcabeComAPouliçãoPlástica, através da organização de limpezas das costas e praias na maioria dos destinos que a empresa trabalha, realizando assim a maior limpeza do mundo.

Nesta limpeza mundial, participaram os 50 hotéis RIU que contaram com a colaboração da equipa, dos próprios clientes e da comunidade local. Em Portugal, no Algarve os colaboradores do RIU Guarana recolheram plásticos e outros resíduos na Praia da Falésia.

O México foi um dos destinos onde se organizaram mais recolhas de lixo. No outro lado do mundo, no RIU Sri Lanka, para além da limpeza da praia de Ahungalla, foram plantados 50 coqueiros num evento em que participaram os clientes e os colaboradores, assim como parte da comunidade local.

Além da recolha de lixo, vários hotéis decidiram realizar outras atividades relacionadas com o ambiente. O RIU Don Miguel, na Gran Canaria, organizou o seu tradicional Mercado Solidário e Ambiental focado na criação de todo o tipo de utensílios com plástico. A angariação deste mercado destinar-se-á à fundação Plant-for-the-Planet com a qual a RIU colabora nas Canárias para o reflorestamento da ilha.

Para além de aderir a esta ação contra o plástico, a RIU Hotels já disponibiliza palhinhas compostáveis aos seus clientes nos hotéis de Espanha e Portugal. Estas palhinhas, são 100% biodegradáveis e descompõem-se em cerca de 40 dias sem deixar resíduos visíveis nem tóxicos e podem ser encontradas nos mais de 35 hotéis RIU.

De acordo com a ONU, quase um terço dos recipientes de plástico que utilizamos não pode ser reciclado, o que significa que termina por contaminar o ambiente. Os números são alarmantes. A cada minuto são compradas 1 milhão de garrafas de plástico a nível mundial e são utilizadas 5 mil milhões de sacos plásticos descartáveis por ano no mundo. No total, 50% do plástico apenas é utilizado uma vez. Além disso, cada ano são vertidos 13 milhões de toneladas de plástico nos nossos oceanos, que destroem os recifes de coral e ameaçam a fauna marinha. O plástico que acaba nos oceanos pode cercar a Terra quatro vezes num único ano e permanecer nesse estado até 1000 anos antes de se descompor completamente.