ABB fornece solução de armazenamento de energia a parque eólico offshore no Reino Unido

ABB fornece solução de armazenamento de energia a parque eólico offshore no Reino Unido

Categoria Ambiente, Energia

A ABB recebeu uma encomenda da DONG Energy, grupo dinamarquês especializado em energia sustentável, para fornecer dois sistemas de armazenamento de energia em bateria (BESS) de dois megawatts (Mw) para reforçar a integração e o transporte da energia gerada no parque eólico offshore de Burbo Bank, perto de Liverpool, no Reino Unido. O parque eólico de 90 Mw Burbo Bank está em funcionamento desde 2007 e tem a capacidade de gerar eletricidade para cerca de 80 mil famílias no Reino Unido. Esta é a primeira vez que um parque eólico offshore incorpora um sistema de armazenamento desse tipo para estabilizar a frequência da rede britânica, revela a ABB, em comunicado.

A rede nacional do Reino Unido opera a uma frequência de 50 Hertz (Hz), que deve ser mantida estável para garantir a qualidade da energia fornecida. A frequência da rede depende do equilíbrio entre a procura e a oferta. A integração de grandes quantidades de energia eólica variável aumenta a complexidade do fornecimento e pode levar a variações de frequência, o que, por sua vez, afeta a rede e os consumidores. A solução BESS da ABB ajudará a estabilizar a frequência da rede o que irá permitir que o parque eólico forneça energia de forma mais fiável.

Giandomenico Rivetti, Managing Director da unidade de negócio da ABB High Voltage Products parte da divisão Power Grids, afirma que “estamos muito satisfeitos em implementar esta solução inovadora que permitirá a integração de energia eólica limpa, sem comprometer a estabilidade da rede e a qualidade da energia para os consumidores. O armazenamento de energia está a desempenhar um papel fundamental na evolução da rede e é uma área de foco estratégico para reforçar a nossa posição como um parceiro de escolha para uma rede mais forte, inteligente e mais verde”.

Por sua vez, Ole Kjems Sørensen, Senior Vice President, Partnerships, M&A e Asset Management na DONG Energy, revela que “a necessidade de flexibilidade da rede continua a crescer. Como líderes no fornecimento de energia com baixa emissão de carbono, estamos interessados em fazer parte da solução para tornar o sistema de energia mais inteligente e ajudar a National Grid a gerir a estabilidade da rede. Esta solução inovadora que desenvolvemos em conjunto com a ABB é um bom exemplo da implementação da nossa visão”.