ACCIONA vai passar a fornecer eletricidade 100% renovável à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto

ACCIONA vai passar a fornecer eletricidade 100% renovável à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto

Categoria Advisor, Empresas

A ACCIONA anuncia contrato de fornecimento de eletricidade 100% renovável com a STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto).

Com este acordo, afirma a empresa, as instalações da maior operadora de transporte rodoviário da AMP (Área Metropolitana do Porto), bem como os sistemas de gestão e a frota de veículos elétricos da empresa, serão abastecidas por “eletricidade limpa”, evitando-se a “emissão anual para a atmosfera de 1.046 toneladas de CO2”. Através do consumo desta fonte de energia é garantida a redução de emissões de CO2 na área onde a STCP opera, assegura a ACCIONA.

O contrato celebrado prevê que a ACCIONA forneça cerca de 5.000MWh de eletricidade certificada com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional).

Sendo de conhecimento público que a STCP tem estabelecido como compromisso reduzir as emissões de CO2 e desenvolver um sistema de mobilidade sustentável nos seis concelhos onde tem operação (Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo), a contratualização de consumo de energia totalmente renovável vai ao encontro da estratégia da empresa.

A STCP junta-se assim aos mais de 50 clientes fornecidos pela ACCIONA com energia 100% renovável em Portugal. A ACCIONA só comercializa energia 100% limpa e prevê certificar toda a energia fornecida na nova plataforma EGGO para assim consolidar a sua posição como maior comercializador 100% renovável do mercado português.

Para Alexandre Kisslinger, diretor da divisão de Energia da ACCIONA em Portugal, “a eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes. É por isso que este é um acordo estratégico para a ACCIONA, por estarmos cientes da relevância de uma empresa como a STCP, qual a sua visão para o futuro dos transportes públicos no Grande Porto, bem como o papel desenvolvido na sensibilização das populações quanto à importância das energias renováveis para a nossa economia e sociedade. É mais uma demonstração cabal do nosso comprometimento com a implementação de uma Economia Verde, a pensar no presente, mas também no futuro das gerações mais novas e vindouras”.