Acquawise promove formação sobre Planeamento da Segurança do Saneamento

Acquawise promove formação sobre Planeamento da Segurança do Saneamento

Categoria Ambiente, Resíduos

No passado dia 27 de outubro de 2016, a Acquawise promoveu a 1ª formação em Portugal sobre o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS) para Entidades Gestoras de Sistemas de Águas Residuais (SAR). No evento esteve presente, a AGERE (Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga), Águas de São João, Águas do Norte, Município de Idanha-a-Nova, Município de Lagos, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu.

A formação abordou as várias etapas do PSS: como pode ser aplicado nos vários sistemas de saneamento, quem deve estar envolvido e quais os principais resultados e benefícios da sua implementação. Foi também realçado a importância de uma visão mais abrangente dos SAR, da produção do resíduo até a sua eliminação ou uso, considerando o impacto que as condições a montante e a jusante podem ter nestes sistemas,  bem como a necessidade de uma boa comunicação e cooperação entre todas as partes interessadas envolvidas no sistema de saneamento, de modo a estimular o diálogo político e a mudança.

O PSS é uma abordagem de gestão recomendada pela Organização Mundial de Saúde  (OMS)  que preconiza uma avaliação e gestão do risco ao longo de todo o processo, podendo ter um papel muito relevante na otimização dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e no cumprimento da Diretiva Europeia das Águas Residuais Urbanas (DARU).